A Comunidade Santa Ana teve sua primeira reunião no dia 15 de novembro de 1965 com a finalidade de se organizar e construir sua Capela, tendo como Pároco, o Padre Bertilo Flach. Estava dando início a uma nova comunidade pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Graças.

No dia 23 de janeiro de 1966, é inaugurada a primeira Capela de Santa Ana com a presença e bênção do Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Ivo Lorscheiter. Esta Capela, mais tarde, viria a ser o Salão Paroquial com a construção de uma nova Igreja.

No dia 25 de dezembro de 1985, é criada a Paróquia de Santa Ana, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Graças que tinha como Pároco, o Padre José Morais e nomeado para Santa Ana, o Padre Luis Fernando Reis dos Santos, que toma possa no dia 2 de fevereiro de 1986. À época, a Paróquia possuía as seguintes comunidades: Santa Ana, São José, Sagrada Família e Santa Bárbara.

Algumas datas importantes:

• O Padre Werner Rauber toma posse como segundo Pároco no dia 10 de outubro de 1993.
  • 10 de dezembro de 1995 - primeira Ordenação Sacerdotal na Paróquia Santa Ana de um membro da Comunidade, Padre Carlos Omelischek.
  • No dia 9 de maio de 1998 foi dada a bênção da Pedra Fundamental da nova Igreja por Dom Augusto Petró.
  • O Padre Cirineu Furlaneto toma posse no dia 6 de janeiro de 2002.
  • No dia 27 de julho de 2003, na Festa de Santa Ana é realizada a missa e bênção da nova Igreja por Dom Augusto Petró.
  • O Padre Gelson Luiz de Fraga Ferreira toma posse no dia 6 de junho de 2006 e no dia 24 de fevereiro de 2006 é criada a Paróquia Sagrada Família, desmembrada da Santa Ana, com as seguintes comunidades: Sagrada Família, Santa Bárbara e Santa Catarina.

Hoje, a Paróquia Santa Ana conta com as seguintes comunidades: Santa Ana, São José, Nossa Senhora Aparecida e Menino Jesus de Praga.